Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
+10
iracemarussi
zaqueulucio
laranghinoni
christina.socha
profmarcoslopes
Janeceliavolpato
Marilia Straube
Juchervinski
mariasuzeloto
andreafrancine
14 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
Olá cursistas,
Para que possamos interagir no fórum escolhi uma das discussões propostas no material do curso. Utilizem este espaço para falar sobre a Discussão 04
Indique algumas aplicações da informática na educação. Acredita que o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica? De que modo? (Lacerda, 2001, p.25)
Andréa Francine
Para que possamos interagir no fórum escolhi uma das discussões propostas no material do curso. Utilizem este espaço para falar sobre a Discussão 04
Indique algumas aplicações da informática na educação. Acredita que o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica? De que modo? (Lacerda, 2001, p.25)
Andréa Francine
andreafrancine- Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/10/2008
Re: Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
Acredito Que a informatica seja muito importante para pesquisar, atualizar meus conhecimentos e tornar as aulas mais interessante e atrativas para os alunos.
mariasuzeloto- Mensagens : 6
Data de inscrição : 25/05/2009
A informática e a prática pedagógica
Vou discutir o tema a partir de minha disciplina, pois na Disciplina de História ( acredito também que nas outras), o computador é um excelente recurso didático, seja ele utilizado somente como ferramenta através de seus diversos programas, seja no acesso à Internet ou na reprodução de softwares de História.
Nas ferramentas como Word (Windows) ou no Brofficce (Linux) (isto dominei na aula de hoje) e seus aplicativos, poderemos fazer uso da construção de textos, imagens, tabelas, elaboração de trabalhos, etc.
Nos softwares, dispomos de aulas expositivas nos mais diversos temas históricos: vídeos históricos, jogos de conhecimentos históricos, exposição de imagens, viagens virtuais pelos museus, livros interativos, etc.
Com a Internet temos o que de mais moderno existe em recurso didático hoje, principalmente nas escolas públicas. Ao realizarmos uma pesquisa breve na Internet verificamos que podemos estar no Museu do Louvre em Paris, dos Descobrimentos em Lisboa, na Pré-história, ou seja, em todos os períodos históricos da humanidade.
Existem limitações quando falamos em uso de tecnologias, mais especificamente de computadores; entre tantas, destacamos as que podem ser percebidas na escola em que atuo:
1-Laboratório equipado com 20 computadores – o número de alunos matriculados em cada série é de 43 a 48, por turma. Isso impede o bom trabalho, pois o ideal seria um aluno por computador.Estar ao lado de um colega de classe pode despertar a curiosidade em procurar outros sites e programas dentro da aula;
2-O desconhecimento da utilização do computador por parte do aluno – mesmo com o grande número de Lan Hause existentes e com uma parcela de alunos já possuindo computadores em casa, ainda assim estaremos diante dos que não têm acesso nenhum ao recurso, reduzindo as chances de uma aprendizagem adequada.
3-Falta de coordenador de laboratório – um professor para estar orientando o professor da disciplina;
4-Falta de um Técnico de Informática – que esteja disponível para sanar eventuais problemas no equipamento no momento da aula;
5-Falta de capacitação do professor – por parte do Estado, que antes de instalar os laboratórios já deveria ter capacitado seus professores no uso dos programas Linux e PENDRIVE. A falta de capacitação leva à resistência, por parte do professor, em utilizar o computador, já que para levar o aluno para o laboratório o ideal é que o professor domine a ferramenta, o aluno não pode sentir que o professor a desconhece;
6-Muitos professores ainda não possuem computador, desconhecendo assim, o uso da ferramenta. Este fato atrapalha a utilização do mesmo como recurso didático;
7-Falta de recursos financeiros para manter o laboratório sempre em condições de uso - as verbas recebidas pelas escolas são priorizadas para a complementação de merenda escolar e aquisição de materiais de expediente e limpeza;
Mesmo com muitos pontos pessimistas, posso afirmar que a maioria dos professores, (como eu) está se mostrando interessada, curiosa, em estar absorvendo a ferramenta computador em sua prática pedagógica. Embora possa levar algum tempo, creio que se nos mantivermos abertos a compartilhar conhecimentos e dúvidas, estaremos, em breve, dominando mais esta ferramenta. E é claro, o processo ensino aprendizagem poderá vir a ocorrer de forma mais clara, rápida e consistente. Os alunos estarão fazendo parte de uma geração de indivíduos mais globalizados, com condições de formarem seus pensamentos de forma mais crítica, visto que as possibilidades de comparação de situações serão bem maiores que no passado.
“O mundo é uma aldeia” e o computador, se bem utilizado, será a janela pela qual os alunos estarão observando, criticando e interferindo – modificando esta aldeia. 25/05/2009. - 18:00hs
Nas ferramentas como Word (Windows) ou no Brofficce (Linux) (isto dominei na aula de hoje) e seus aplicativos, poderemos fazer uso da construção de textos, imagens, tabelas, elaboração de trabalhos, etc.
Nos softwares, dispomos de aulas expositivas nos mais diversos temas históricos: vídeos históricos, jogos de conhecimentos históricos, exposição de imagens, viagens virtuais pelos museus, livros interativos, etc.
Com a Internet temos o que de mais moderno existe em recurso didático hoje, principalmente nas escolas públicas. Ao realizarmos uma pesquisa breve na Internet verificamos que podemos estar no Museu do Louvre em Paris, dos Descobrimentos em Lisboa, na Pré-história, ou seja, em todos os períodos históricos da humanidade.
Existem limitações quando falamos em uso de tecnologias, mais especificamente de computadores; entre tantas, destacamos as que podem ser percebidas na escola em que atuo:
1-Laboratório equipado com 20 computadores – o número de alunos matriculados em cada série é de 43 a 48, por turma. Isso impede o bom trabalho, pois o ideal seria um aluno por computador.Estar ao lado de um colega de classe pode despertar a curiosidade em procurar outros sites e programas dentro da aula;
2-O desconhecimento da utilização do computador por parte do aluno – mesmo com o grande número de Lan Hause existentes e com uma parcela de alunos já possuindo computadores em casa, ainda assim estaremos diante dos que não têm acesso nenhum ao recurso, reduzindo as chances de uma aprendizagem adequada.
3-Falta de coordenador de laboratório – um professor para estar orientando o professor da disciplina;
4-Falta de um Técnico de Informática – que esteja disponível para sanar eventuais problemas no equipamento no momento da aula;
5-Falta de capacitação do professor – por parte do Estado, que antes de instalar os laboratórios já deveria ter capacitado seus professores no uso dos programas Linux e PENDRIVE. A falta de capacitação leva à resistência, por parte do professor, em utilizar o computador, já que para levar o aluno para o laboratório o ideal é que o professor domine a ferramenta, o aluno não pode sentir que o professor a desconhece;
6-Muitos professores ainda não possuem computador, desconhecendo assim, o uso da ferramenta. Este fato atrapalha a utilização do mesmo como recurso didático;
7-Falta de recursos financeiros para manter o laboratório sempre em condições de uso - as verbas recebidas pelas escolas são priorizadas para a complementação de merenda escolar e aquisição de materiais de expediente e limpeza;
Mesmo com muitos pontos pessimistas, posso afirmar que a maioria dos professores, (como eu) está se mostrando interessada, curiosa, em estar absorvendo a ferramenta computador em sua prática pedagógica. Embora possa levar algum tempo, creio que se nos mantivermos abertos a compartilhar conhecimentos e dúvidas, estaremos, em breve, dominando mais esta ferramenta. E é claro, o processo ensino aprendizagem poderá vir a ocorrer de forma mais clara, rápida e consistente. Os alunos estarão fazendo parte de uma geração de indivíduos mais globalizados, com condições de formarem seus pensamentos de forma mais crítica, visto que as possibilidades de comparação de situações serão bem maiores que no passado.
“O mundo é uma aldeia” e o computador, se bem utilizado, será a janela pela qual os alunos estarão observando, criticando e interferindo – modificando esta aldeia. 25/05/2009. - 18:00hs
Juchervinski- Mensagens : 4
Data de inscrição : 25/05/2009
Informáitca na escola
Cada vez mais sentimos a necesidade de nos atualizar, e a informática é este veículo. Para isso, precisamos de predisposição e capacitação e com certeza estaremos espandindo nossos horizontes.
Marilia Straube- Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 58
Localização : Escola Ipê
Re: Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
O computador já esta sendo usado já a algum tempo na rotina escolar. No planejamento de aulas mais ricas, através de pesquisas de novos conteúdos e na buscas de informações atualizadas. Na capitação de imagens, sons que sempre acabam enriquecendo o conteúdo a ser trabalhado. Não podemor ignorar i que exitem grandes dificuldades quanto ao acesso ao computador por porte de muitos professores e até alunos. Mas, não é por isso que vamos cruzar os braços, apesar de todas as dificuldades enfrentada, temos que continuar lutando para que o nosso futuro possa ser melhor. E, com certeza será. 27/05/09 20:45h
Juchervinski escreveu:Vou discutir o tema a partir de minha disciplina, pois na Disciplina de História ( acredito também que nas outras), o computador é um excelente recurso didático, seja ele utilizado somente como ferramenta através de seus diversos programas, seja no acesso à Internet ou na reprodução de softwares de História.
Nas ferramentas como Word (Windows) ou no Brofficce (Linux) (isto dominei na aula de hoje) e seus aplicativos, poderemos fazer uso da construção de textos, imagens, tabelas, elaboração de trabalhos, etc.
Nos softwares, dispomos de aulas expositivas nos mais diversos temas históricos: vídeos históricos, jogos de conhecimentos históricos, exposição de imagens, viagens virtuais pelos museus, livros interativos, etc.
Com a Internet temos o que de mais moderno existe em recurso didático hoje, principalmente nas escolas públicas. Ao realizarmos uma pesquisa breve na Internet verificamos que podemos estar no Museu do Louvre em Paris, dos Descobrimentos em Lisboa, na Pré-história, ou seja, em todos os períodos históricos da humanidade.
Existem limitações quando falamos em uso de tecnologias, mais especificamente de computadores; entre tantas, destacamos as que podem ser percebidas na escola em que atuo:
1-Laboratório equipado com 20 computadores – o número de alunos matriculados em cada série é de 43 a 48, por turma. Isso impede o bom trabalho, pois o ideal seria um aluno por computador.Estar ao lado de um colega de classe pode despertar a curiosidade em procurar outros sites e programas dentro da aula;
2-O desconhecimento da utilização do computador por parte do aluno – mesmo com o grande número de Lan Hause existentes e com uma parcela de alunos já possuindo computadores em casa, ainda assim estaremos diante dos que não têm acesso nenhum ao recurso, reduzindo as chances de uma aprendizagem adequada.
3-Falta de coordenador de laboratório – um professor para estar orientando o professor da disciplina;
4-Falta de um Técnico de Informática – que esteja disponível para sanar eventuais problemas no equipamento no momento da aula;
5-Falta de capacitação do professor – por parte do Estado, que antes de instalar os laboratórios já deveria ter capacitado seus professores no uso dos programas Linux e PENDRIVE. A falta de capacitação leva à resistência, por parte do professor, em utilizar o computador, já que para levar o aluno para o laboratório o ideal é que o professor domine a ferramenta, o aluno não pode sentir que o professor a desconhece;
6-Muitos professores ainda não possuem computador, desconhecendo assim, o uso da ferramenta. Este fato atrapalha a utilização do mesmo como recurso didático;
7-Falta de recursos financeiros para manter o laboratório sempre em condições de uso - as verbas recebidas pelas escolas são priorizadas para a complementação de merenda escolar e aquisição de materiais de expediente e limpeza;
Mesmo com muitos pontos pessimistas, posso afirmar que a maioria dos professores, (como eu) está se mostrando interessada, curiosa, em estar absorvendo a ferramenta computador em sua prática pedagógica. Embora possa levar algum tempo, creio que se nos mantivermos abertos a compartilhar conhecimentos e dúvidas, estaremos, em breve, dominando mais esta ferramenta. E é claro, o processo ensino aprendizagem poderá vir a ocorrer de forma mais clara, rápida e consistente. Os alunos estarão fazendo parte de uma geração de indivíduos mais globalizados, com condições de formarem seus pensamentos de forma mais crítica, visto que as possibilidades de comparação de situações serão bem maiores que no passado.
“O mundo é uma aldeia” e o computador, se bem utilizado, será a janela pela qual os alunos estarão observando, criticando e interferindo – modificando esta aldeia. 25/05/2009. - 18:00hs
Janeceliavolpato- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/05/2009
Re: Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
Existem várias aplicações, tais como: pesquisa, sites de buscas, software: exemplos: para matemática tem, geogebra, drgeo, e outros programas como power point etc., sim pois já faz parte da realidade da maioria de nossos alunos.
profmarcoslopes- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
Re: Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
Concordo com a colega pois o computador é uma ferramento muito útil no nosso cotidiano escolar.
profmarcoslopes- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
discussao4
Podemos trabalhar a distância, repassar informações em segundos, pesquisar, criar gráficos e tabelas, organizar estatísticas, repassar recortes e vídeos na integra, apresentar trabalhos e informações pertinentes as aulas de maneira ilustrativa, etc. Porém se não soubermos conduzir, explicar, provocar discussões e reflexões, prestar esclarecimentos tirar dúvidas não conseguiremos redimensionar a prática pedagógica, estaremos apenas reproduzindo informações com recursos mais avançados.
Dessa forma as máquinas facilitam o trabalho, mas a capacidade de dirigir e orientar continua sendo responsabilidade do educador, a tecnologia agiliza o acesso as informações, mas somos nós que orientamos a direção a ser seguida.
Dessa forma as máquinas facilitam o trabalho, mas a capacidade de dirigir e orientar continua sendo responsabilidade do educador, a tecnologia agiliza o acesso as informações, mas somos nós que orientamos a direção a ser seguida.
christina.socha- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/05/2009
Discussão 4
O uso dos computadores leva a mudanças na forma de ensinar,transformar a sala de aula em pesquisa e comunicação .Possibilita questionamentos ,levantamento de hipóteses ,troca de saberes. O professor
passa a conduzir seus alunos através da pesquisa. O computador é um recurso que motiva , dinamiza, facilita a aprendizagem,democratiza as informações e melhora o rendimento das aulas.
Porém para que isso ocorra não basta apenas o esforço e interesse do professor, toda escola precisa com responsabilidade trabalhar de forma integrada com as tecnologias. Organizar turmas menores,disponibilizar programas , incentivar e promover cursos.
As aplicações são inúmeras ,por exemplo, bibliotecas virtuais onde os livros estão à disposição para consulta ou até mesmo reprodução, pois sabemos que nas escolas os acervos são bastante limitados.
passa a conduzir seus alunos através da pesquisa. O computador é um recurso que motiva , dinamiza, facilita a aprendizagem,democratiza as informações e melhora o rendimento das aulas.
Porém para que isso ocorra não basta apenas o esforço e interesse do professor, toda escola precisa com responsabilidade trabalhar de forma integrada com as tecnologias. Organizar turmas menores,disponibilizar programas , incentivar e promover cursos.
As aplicações são inúmeras ,por exemplo, bibliotecas virtuais onde os livros estão à disposição para consulta ou até mesmo reprodução, pois sabemos que nas escolas os acervos são bastante limitados.
laranghinoni- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
Re: Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
Concordo com sua linha de pensamento e principalmente com as limitações existentes nas escolas.
christina.socha- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/05/2009
Comentário
Olá, meu nome é Lara, sou professora de matemática do Colégio Lindaura ,quando lí o relato de "Juchervinski" sobre as dificuldades sobre o uso do computador em sua escola, percebi que são exatamente os mesmos que ocorrem na minha. Acredito que, para o uso desta tecnologia seja melhor aproveitada ,não basta apenas o esforço do professor e sim toda escola precisa estar envolvida.
laranghinoni- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
Re Discussão 04
Realmente a informática na nossa área de educação é essencial para que tenhamos aulas mais dinâmicas, contribuindo na didática, envolvendo os alunos mais facilmente em relação aos conteúdos. Isso ocorre através de pesquisas envolvendo todas as disciplinas, na produção de textos, apresentação de trabalhos audiovisuais, troca de informações entre alunos e professores, além dos cursos virtuais ofertados pelo Estado, que facilitam o acesso ao conteúdo ministrado, ganhando-se em tempo e aproveitamento.
zaqueulucio- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/05/2009
Re: discussao4
Olá professora,
Com certeza, concordo com o seu pensamento, pois de nada adianta termos a máquina e o acesso à tecnologia, se não soubermos lidar com ela, pois para ensinar os alunos a manusear corretamente, temos que dominar não só o conteúdo a ser ministrado, mas também a máquina.
Com certeza, concordo com o seu pensamento, pois de nada adianta termos a máquina e o acesso à tecnologia, se não soubermos lidar com ela, pois para ensinar os alunos a manusear corretamente, temos que dominar não só o conteúdo a ser ministrado, mas também a máquina.
christina.socha escreveu:Podemos trabalhar a distância, repassar informações em segundos, pesquisar, criar gráficos e tabelas, organizar estatísticas, repassar recortes e vídeos na integra, apresentar trabalhos e informações pertinentes as aulas de maneira ilustrativa, etc. Porém se não soubermos conduzir, explicar, provocar discussões e reflexões, prestar esclarecimentos tirar dúvidas não conseguiremos redimensionar a prática pedagógica, estaremos apenas reproduzindo informações com recursos mais avançados.
Dessa forma as máquinas facilitam o trabalho, mas a capacidade de dirigir e orientar continua sendo responsabilidade do educador, a tecnologia agiliza o acesso as informações, mas somos nós que orientamos a direção a ser seguida.
zaqueulucio- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/05/2009
Discussão 4
As aplicações desta tecnologia, na educação são várias. Desde a organização da secretaria até bibliotecas virtuais possibilitando assim a pesquisa de qualquer assunto.
A informática está presente em todos os lugares, então precisamos nos apropriar de tal conhecimento buscando capacitação.
A escola é a ponte entre o aluno e o dito conhecimento. O computador é um recurso que transforma o ensino aprendizagem numa troca de conhecimentos entre educador e educando, tornando assim, este processo em algo prazeroso.
A informática está presente em todos os lugares, então precisamos nos apropriar de tal conhecimento buscando capacitação.
A escola é a ponte entre o aluno e o dito conhecimento. O computador é um recurso que transforma o ensino aprendizagem numa troca de conhecimentos entre educador e educando, tornando assim, este processo em algo prazeroso.
iracemarussi- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
Re: Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
Concordo com a Juchervinski, quando fala sobre o número de alunos que é bem maior que o de máquinas no laboratório da escola. E a falta de capacitação para professores.
iracemarussi- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
Verbas para manutenção
Janeceliavolpato escreveu:O computador já esta sendo usado já a algum tempo na rotina escolar. No planejamento de aulas mais ricas, através de pesquisas de novos conteúdos e na buscas de informações atualizadas. Na capitação de imagens, sons que sempre acabam enriquecendo o conteúdo a ser trabalhado. Não podemor ignorar i que exitem grandes dificuldades quanto ao acesso ao computador por porte de muitos professores e até alunos. Mas, não é por isso que vamos cruzar os braços, apesar de todas as dificuldades enfrentada, temos que continuar lutando para que o nosso futuro possa ser melhor. E, com certeza será. 27/05/09 20:45hJuchervinski escreveu:Vou discutir o tema a partir de minha disciplina, pois na Disciplina de História ( acredito também que nas outras), o computador é um excelente recurso didático, seja ele utilizado somente como ferramenta através de seus diversos programas, seja no acesso à Internet ou na reprodução de softwares de História.
Nas ferramentas como Word (Windows) ou no Brofficce (Linux) (isto dominei na aula de hoje) e seus aplicativos, poderemos fazer uso da construção de textos, imagens, tabelas, elaboração de trabalhos, etc.
Nos softwares, dispomos de aulas expositivas nos mais diversos temas históricos: vídeos históricos, jogos de conhecimentos históricos, exposição de imagens, viagens virtuais pelos museus, livros interativos, etc.
Com a Internet temos o que de mais moderno existe em recurso didático hoje, principalmente nas escolas públicas. Ao realizarmos uma pesquisa breve na Internet verificamos que podemos estar no Museu do Louvre em Paris, dos Descobrimentos em Lisboa, na Pré-história, ou seja, em todos os períodos históricos da humanidade.
Existem limitações quando falamos em uso de tecnologias, mais especificamente de computadores; entre tantas, destacamos as que podem ser percebidas na escola em que atuo:
1-Laboratório equipado com 20 computadores – o número de alunos matriculados em cada série é de 43 a 48, por turma. Isso impede o bom trabalho, pois o ideal seria um aluno por computador.Estar ao lado de um colega de classe pode despertar a curiosidade em procurar outros sites e programas dentro da aula;
2-O desconhecimento da utilização do computador por parte do aluno – mesmo com o grande número de Lan Hause existentes e com uma parcela de alunos já possuindo computadores em casa, ainda assim estaremos diante dos que não têm acesso nenhum ao recurso, reduzindo as chances de uma aprendizagem adequada.
3-Falta de coordenador de laboratório – um professor para estar orientando o professor da disciplina;
4-Falta de um Técnico de Informática – que esteja disponível para sanar eventuais problemas no equipamento no momento da aula;
5-Falta de capacitação do professor – por parte do Estado, que antes de instalar os laboratórios já deveria ter capacitado seus professores no uso dos programas Linux e PENDRIVE. A falta de capacitação leva à resistência, por parte do professor, em utilizar o computador, já que para levar o aluno para o laboratório o ideal é que o professor domine a ferramenta, o aluno não pode sentir que o professor a desconhece;
6-Muitos professores ainda não possuem computador, desconhecendo assim, o uso da ferramenta. Este fato atrapalha a utilização do mesmo como recurso didático;
7-Falta de recursos financeiros para manter o laboratório sempre em condições de uso - as verbas recebidas pelas escolas são priorizadas para a complementação de merenda escolar e aquisição de materiais de expediente e limpeza;
Mesmo com muitos pontos pessimistas, posso afirmar que a maioria dos professores, (como eu) está se mostrando interessada, curiosa, em estar absorvendo a ferramenta computador em sua prática pedagógica. Embora possa levar algum tempo, creio que se nos mantivermos abertos a compartilhar conhecimentos e dúvidas, estaremos, em breve, dominando mais esta ferramenta. E é claro, o processo ensino aprendizagem poderá vir a ocorrer de forma mais clara, rápida e consistente. Os alunos estarão fazendo parte de uma geração de indivíduos mais globalizados, com condições de formarem seus pensamentos de forma mais crítica, visto que as possibilidades de comparação de situações serão bem maiores que no passado.
“O mundo é uma aldeia” e o computador, se bem utilizado, será a janela pela qual os alunos estarão observando, criticando e interferindo – modificando esta aldeia. 25/05/2009. - 18:00hs
Sobre a falta de recursos financeiros:
Gostaria de informar a todos que no ano de 2008 as escolas receberam uma verba para fazer a manutenção, no caso a além dos eventuais problemas não cobertos pela garantia a aquisição de HUBs.
Se quiserem maiores detalhes sobre as verbas:
1 - entre no site http://www4.pr.gov.br/escolas/listaescolas.jsp
2 - clique na sua escola
3 - menu infra-estrutura/fundo rotativo/prestação de contas escolha 2008 e clique em pesquisar
4 - dentre as várias verbas confira a PARANA DIGITAL/PROINFO e veja o valor e se foi gasto.
Andréa Francine
andreafrancine- Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/10/2008
atualização e recursos tecnológicos
Vocês acham que só a informática por si só vai dar conta desta atualização?
Será que só através de uma capacitação formal essa atualização ocorrerá?
Andréa Francine
Será que só através de uma capacitação formal essa atualização ocorrerá?
Andréa Francine
andreafrancine- Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/10/2008
Re: Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
andreafrancine escreveu:Olá cursistas,
Para que possamos interagir no fórum escolhi uma das discussões propostas no material do curso. Utilizem este espaço para falar sobre a Discussão 04
Indique algumas aplicações da informática na educação. Acredita que o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica? De que modo? (Lacerda, 2001, p.25)
Na educação a informática está presente desde a matrícula do aluno na escola, onde é cadastrado em um sistema .Como recurso pedagógico pode ser utilizado em pesquisas escolares e científicas que acabam retornando em benefícios para todas as pessoas em diversas áreas. Também é um instrumento motivador e pode modernizar a forma de transmitir os conteúdos construídos ao longo do tempo.Os computadores podem sim redimensionar a prática pedagógica desde que utilizados conscientemente e se tenha claro os objetivos que se quer atingir.Caso contrário ele será somente mais um instrumento. Na sala de aula o professor pode utilizá-lo como recurso tecnológico para avanço do conhecimento através da busca, usando softwares envolvendo a disciplina e na preparação de aulas mais motivantes.
Andréa Francine
roselig- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
Re: Curso Proinfo SJP - CE Afonso Pena
Professor realmente a informática nos possibilita inovações na forma de trabalharmos os conteúdos e muitas ferramentas para tais . Mas muitas vezes não temos o conhecimento necessário e até segurança para lidarmos com determinados recursos. Outra coisa que as vezes fico pensando é na preparação feita nos cursos de licenciatura que na área de informática cobra programas tão difícies mas de pouca aplicação no dia-a-dia escolar. E as vezes um recurso mais simples e de prática aplicação não temos conhecimento.profmarcoslopes escreveu:Existem várias aplicações, tais como: pesquisa, sites de buscas, software: exemplos: para matemática tem, geogebra, drgeo, e outros programas como power point etc., sim pois já faz parte da realidade da maioria de nossos alunos.
roselig- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
DISCUSSÃO 4
Podemos acrescentar também que o uso do computador faz aumentar o interesse pela leitura e escrita. A informática não pode ser vista apena pelo lado da tecnologia, mas como ferramenta coadjuvante do professor no processo ensino-aprendizagem, favorecendo o caminho para o saber.
Marilia Straube- Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 58
Localização : Escola Ipê
INFORMÁTICA X PROFESSOR
É relevante mencionar a importância da figura do coordenador de informática, que está constantemente estimulando e orientando os professores a modificar sua ação pedagógica, pois não basta um laboratório equipado. O coordenador é quem dá o suporte aos docentes, mostrando que o laboratório de informática deve ser extensão da sala de aula.
Marilia Straube- Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 58
Localização : Escola Ipê
Discussão 4
Acho que no caso da Matemática é interessante para trabalhar gráficos, planilhas, funções; alguns jogos, principalmente os que envolvem raciocínio lógico e em qualquer disciplina acho que facilita as pequenas pesquisas e visualizações.
Vejo a informática como aliada da aprendizagem se bem empregada, mas para isso é importante que primeiro saibamos como usar as ferramentas e depois há necessidade de aprender seu uso pedagógico, bem como endereço de bons sites.
Vejo a informática como aliada da aprendizagem se bem empregada, mas para isso é importante que primeiro saibamos como usar as ferramentas e depois há necessidade de aprender seu uso pedagógico, bem como endereço de bons sites.
Vania Eckermann- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
Coordenador de informática
Marília, concordo com a relevância do coordenador de informática, pois nem todos temos facilidade em trabalhar no laboratório de informática.
Mas acho que ainda há necessidade de ajustes, pois aqui no Colégio Afonso Pena pelo menos, temos muitas vezes o problema de "travar o sistema", nessa última semana ficamos dois dias sem poder acesar nada. Não dá para levar 35 alunos e não conseguir trabalhar por problemas técnicos. Não tenho dúvidas de que está sendo investido nessa área, mas ainda precisa ser mais acessível o uso com alunos.
Mas acho que ainda há necessidade de ajustes, pois aqui no Colégio Afonso Pena pelo menos, temos muitas vezes o problema de "travar o sistema", nessa última semana ficamos dois dias sem poder acesar nada. Não dá para levar 35 alunos e não conseguir trabalhar por problemas técnicos. Não tenho dúvidas de que está sendo investido nessa área, mas ainda precisa ser mais acessível o uso com alunos.
Vania Eckermann- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
tarefa 2
Tenho utilizado a informática nas aulas de Matemática na elaboração de gráficos, planilhas , avaliações , atividades de revisão e textos com conteúdos para serem explicados aos alunos. Procuro pesquisar figuras que possam facilitar a visualização , por exemplo, de funções, figuras proporcionais ,etc.
Desta maneira, consigo incrementar as aulas, facilitando a aprendizagem. Entretanto, entendo a informática para aperfeiçoamento e não como forma de transmissão de conteúdos. Considero a presença do professor como o foco principal, insubstituível e auxiliador no uso e aplicação de qualquer ferramenta de caráter pedagógico.
Desta maneira, consigo incrementar as aulas, facilitando a aprendizagem. Entretanto, entendo a informática para aperfeiçoamento e não como forma de transmissão de conteúdos. Considero a presença do professor como o foco principal, insubstituível e auxiliador no uso e aplicação de qualquer ferramenta de caráter pedagógico.
BONASOLI- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
tarefa 2
Olá Keli, concordo com suas opiniões a respeito do trabalho do professor como agente principal da prática pedagógica. Realmente, o bom uso da informática se obtém partindo de planejamento, com clareza de objetivos a serem atingidos.
BONASOLI- Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/05/2009
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Curso Proinfo - SJP - Chico Mendes
» Curso PROINFO - CEEP Agricola da Lapa
» Curso Proinfo Fazenda Rio Grande - Turma Jorge Andriguetto
» Curso PROINFO - CEEP Agricola da Lapa
» Curso Proinfo Fazenda Rio Grande - Turma Jorge Andriguetto
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|